Após atropelamento em Curitiba, Detran de SP pede cautela a usuários de Pokémon Go

Por Natalia Scalzaretto

SÃO PAULO (Reuters) - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo emitiu nesta quinta-feira um alerta para o risco de acidentes envolvendo o jogo para celulares Pokémon Go, febre mundial que chegou ao Brasil na quarta-feira.

O aplicativo desenvolvido por Niantic, The Pokémon Company e Nintendo utiliza a localização do usuário através do GPS para que os jogadores possam identificar os locais onde estão os pokemóns, o que exige que as pessoas se desloquem para jogar.

Em nota, o órgão de trânsito de São Paulo pede que os motoristas mantenham a cautela para evitar atropelamentos e para não utilizarem o aplicativo enquanto dirigem. O departamento também faz o alerta para pedestres não usarem o jogo ao cruzarem ruas.

"Colisões e choques são os tipos de acidentes mais frequentes no trânsito, muitos deles graves ou até mesmo fatais. E a distração é um dos principais motivos para essas batidas. Por isso, se quiser sair à caça de pokémons no trânsito, procure alternativas", disse o Detran SP.

De acordo com o órgão, um jovem foi atropelado nesta quinta-feira em Curitiba enquanto procurava pokémons pela cidade. O alerta do Detran SP veio depois do acidente no Paraná.

Procurado pela Reuters, um representante do Detran SP afirmou que ainda não foram registrados casos de acidentes envolvendo o uso do Pokémon Go em São Paulo. Em 2015, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ocorreram 4.904 atropelamentos na capital paulista.

"Cuide primeiro da sua segurança ou corra o risco de não zerar o jogo e ainda por cima conquistar o prêmio Darwin (das mortes mais bizarras do mundo)", afirmou o Detran SP no alerta, acrescentando que no Estado de São Paulo, um em cada quatro mortos por acidente de trânsito são pedestres.

(Por Natália Scalzaretto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos