Feed de notícias do Facebook mostrará menos manchetes "clickbait"

SAN FRANCISCO (Reuters) - O feed de Notícias do Facebook mostrará nas próximas semanas menos manchetes clickbait, que escondem de propósito informações ou enganam pessoas para que cliquem nelas, anunciou a empresa nesta quinta-feira, com a companhia buscando se estabelecer como um site importante para notícias e atualizações sociais.

A empresa recebe milhares de queixas diariamente sobre notícias clickbait, disse o vice-presidente de administração de produtos para o feed de notícias, Adam Mosseri.

Num esforço para eliminar clickbait do site, o Facebook criou um sistema que identifica e classifica manchetes, podendo então determinar quais páginas ou domínios da web publicam mais clickbaits e colocá-las mais para baixo no feed de notícias.

O Facebook faz atualizações frequentemente no algoritmo do feed de notícias, parte do site em que a maioria das pessoas vê postagens na rede social, que mostra aos usuários o que têm maior interesse e os encoraja a passar ainda mais tempo navegando pelo site.

"O que esperamos é que isto crie incentivos para editores para que publiquem menos clickbait", disse Mosseri. "Tentamos ser muito concretos sobre o que definimos como clickbait.

(Por Yasmeen Abutaleb)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos