Oposição da África do Sul lidera eleições em grandes cidades

Por Tanisha Heiberg e Nqobile Dludla

PRETÓRIA (Reuters) - A Aliança Democrática, partido de oposição da África do Sul, liderava a contagem dos votos das eleições locais em três grandes cidades do país nesta quinta-feira, ameaçando causar o maior revés eleitoral ao Congresso Nacional Africano (CNA) desde o fim do apartheid duas décadas atrás.

O CNA --que pôs fim ao governo da minoria branca quando chegou ao poder na primeira eleição democrática do país em 1994-- mantém uma grande vantagem na contagem nacional, mas está atrás da Aliança Democrática nas cidades de Pretória, Joanesburgo e Porto Elizabeth, áreas nas quais reinava absoluto desde o final do apartheid.

Uma perda significativa de apoio do partido governista nestas áreas poderia reformular o cenário político sul-africano antes da eleição nacional de 2019 e encorajar adversários do presidente Jacob Zuma dentro do CNA para desafiá-lo.

A eleição municipal tem como pano de fundo a revolta crescente dos eleitores com o alto desemprego e a falta de serviços básicos no momento em que o país mais industrializado da África se vê à beira da recessão, além de uma série de escândalos de corrupção em torno de Zuma.

Muitos apoiadores do CNA estão rumando para a Aliança Democrática, o que fortalece suas tentativas de atrair o voto da população negra e se livrar da imagem de legenda que serve sobretudo aos interesses da minoria branca.

Com cerca de dois terços da apuração concluída em todo o país, o CNA tem uma dianteira de 53 por cento, a Aliança Democrática soma 28 por cento dos votos e os esquerdistas radicais Combatentes da Liberdade Econômica contam com 7 por cento de apoio. Os resultados finais são esperados para sexta-feira.  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos