Secretário de Estado dos EUA visitará Turquia no final de agosto, diz CNN

ISTAMBUL/ANCARA (Reuters) - O secretário de Estados norte-americano, John Kerry, vai visitar a Turquia no final de agosto, relatou a rede CNN Turk nesta quinta-feira, mais de um mês após um golpe militar fracassado que abalou o país membro da Otan.

As relações entre Turquia e Washington foram prejudicadas pela tentativa de golpe, com o presidente Tayyip Erdogan culpando o clérigo turco que vive nos EUA Fethullah Gulen. Erdogan pediu a extradição de Gulen, que nega envolvimento no golpe.

Já o ministro turco de Assuntos da União Europeia disse que comentários do chanceler da Áustria, sugerindo que as conversações sobre a participação da Turquia na UE deveriam terminar, são assustadoramente próximos à retórica da extrema-direita.

"É preocupante que seus comentários sejam parecidos com aqueles da extrema-direita... Críticas com certeza são um direito democrático, mas deve haver diferença entre criticar a Turquia e ser contra a Turquia", disse Omer Celik a repórteres em Ancara.

O chanceler austríaco, Christian Kern, disse na quarta-feira que irá iniciar uma discussão entre chefes de governos da Europa para encerrar as conversações com a Turquia sobre a entrada do país na União Europeia, por conta de déficits democráticos e econômicos do país.

(Reportagem de Humeyra Pamuk e Tulay Karadeniz)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos