Atiradores matam 13 pessoas em mercado em Estado do nordeste da Índia

Por Biswajyoti Das

GUWAHATI, Índia (Reuters) - Agressores vestidos com uniformes militares mataram ao menos 13 pessoas a tiros e feriram outras 15 nesta sexta-feira em uma área comercial movimentada de uma cidade de Assam, Estado conturbado do nordeste da Índia, um ataque atribuído pelas autoridades a um grupo separatista regional.

Três homens armados dispararam indiscriminadamente e lançaram granadas de mão no mercado lotado de Kokrajhar, cidade situada cerca de 220 quilômetros a oeste da capital comercial do Estado, Guwahati, disseram testemunhas oculares.

Um dos agressores foi morto e forças de segurança estavam à caça de três ou quatro outros na área, disse a jornalistas o chefe de polícia de Assam, Mukesh Sahay.

Uma autoridade de alto escalão do Ministério de Assuntos Internos de Nova Déli disse que relatos preliminares indicam que o ataque foi realizado por militantes separatistas da Frente Nacional Democrática de Bodoland (Songbijit).

"A polícia iniciou uma caçada para rastrear insurgentes escondidos perto do local do incidente. É um ataque militante e enviaremos uma equipe a Délhi para investigar mais", disse a autoridade.

Assam, um Estado remoto e subdesenvolvido do nordeste indiano, sofre há anos com as insurgências étnicas e tribais. O partido nacionalista do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conquistou poder em uma eleição estadual recentemente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos