Imperador japonês Akihito falará à nação na 2a-feira após notícia sobre abdicação

TÓQUIO (Reuters) - O imperador Akihito do Japão fará um pronunciamento à nação na próxima segunda-feira, informou a Agência da Casa Imperial sexta-feira, na esteira de uma reportagem do mês passado segundo a qual ele quer abdicar "dentro de alguns anos".

O monarca de 82 anos, que passou por uma cirurgia cardíaca e foi tratado por um câncer de próstata nos últimos anos, expressou sua intenção de abdicar em alguns anos à agência, noticiou a emissora pública NHK em julho.

O pronunciado em vídeo será transmitido às 15h locais, disse a agência.

Os japoneses comuns simpatizam com o desejo de Akihito de ceder a posição ao príncipe Naruhito, mas tal medida seria inédita no Japão moderno, e a ideia desperta uma oposição ferrenha da base conservadora do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Ultimamente Akihito vem reduzindo suas tarefas oficiais e sendo substituído por Naruhito, seu herdeiro de 56 anos.

Os conservadores já fizeram objeções à mudança na lei que permitiria que Akihito deixasse a função, citando problemas que vão de seu título e de um possível atrito com um novo imperador ao temor de que o próximo passo seria um rompimento com a tradição que permitiria que mulheres se tornassem imperadoras.

Naruhito só tem uma filha, e como só homens podem herdar o Trono de Crisântemo somente seu irmão, o príncipe Akishino, poderia sucedê-lo, e depois seu sobrinho Hisahito, hoje com nove anos.

A família imperial não testemunhava o nascimento de nenhum filho homem há mais de quatro décadas até a chegada de Hisahito, o que desencadeou uma discussão sobre uma herança igualitária para as mulheres, uma medida rejeitada pelos tradicionalistas ansiosos por preservar uma linhagem masculina que acreditam remontar a mais de dois mil anos.

(Por Stanley White)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos