Reestruturação militar na Turquia estará de acordo com a estrutura da Otan, diz ministro da Defesa

Por Gulsen Solaker e Ece Toksabay

ANCARA (Reuters) - Os planos turcos para reestruturar as suas Forças Armadas têm o objetivo de eliminar a possibilidade de uma outra tentativa de golpe, e as medidas estarão de acordo com a estrutura e o espírito da Otan, disse o ministro da Defesa da Turquia nesta sexta-feira.

O presidente Tayyip Erdogan divulgou dois decretos dispensando cerca de 3.000 integrantes das Forças Armadas turcas, a segunda maior da Otan, desde a tentativa de golpe de 15 de julho, incluindo mais de 40 por cento dos generais. Ele fechou escolas militares de ensino médio e colocou comandantes sob controle estrito do governo.

O golpe frustrado, no qual soldados rebeldes tomaram o controle de jatos, tanques e helicópteros no esforço para ganhar o poder, matou mais de 230 pessoas e levantou preocupações sobre a capacidade da Turquia para se proteger da ameaça do Estado Islâmico na vizinha Síria e da insurgência curda no sudeste do país.

"A reestruturação visa abolir o mecanismo que produziu seis golpes pequenos e grandes nos últimos 60 anos. As medidas que estamos tomando se adequam perfeitamente com a estrutura e o espírito da Otan”, disse o ministro da Defesa, Fikri Isik, à Reuters.

Como parte das mudanças, os comandantes da forças aérea, terrestre e naval vão se reportar diretamente a Isik. Antigos militares e políticos da oposição alertaram que as mudanças vão prejudicar a cadeia de comando.   

“As medidas têm três princípios básicos. O primeiro é o cumprimento da democracia. O segundo é que eles são produto de experiência global. Finalmente, as medidas asseguram que ninguém vai tentar um golpe na Turquia de novo”, afirmou Isik em entrevista em Ancara.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos