Governo dos EUA lança versão revisada de políticas para ataques com drones

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos apresentou uma versão editada da política do presidente Barack Obama em ataques no exterior com drones na sequência de um processo aberto no ano passado que procurou o lançamento desta versão informações, disse neste sábado a União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês).

A publicação do Guia de Políticas Presidenciais, bem como outros documentos do Departamento de Defesa, acontece após um mandado emitido em fevereiro pelo juiz Colleen McMahon, que exigiu que o Departamento de Justiça preparasse esse documento.

Obama prometeu em 2013 maior transparência sobre operações contra o terrorismo, incluindo ataques com "drones" no exterior, em meio a pedidos de alguns parlamentares norte-americanos e grupos de direitos humanos.

Na ação judicial, a ACLU solicitou informações sobre a lei e as políticas utilizadas para justificar a força letal e como o governo escolhe seus alvos.

O governo dos EUA tem defendido o uso de drones na sua luta contra a Al Qaeda e outros grupos jihadistas em países como Paquistão, Afeganistão e Iêmen. Ataques com "drones" têm, por vezes, matado civis, gerando raiva em vários setores.

Obama disse em abril que os procedimentos de ataques com drones dirigidos a supostos terroristas eram revisados constantemente.

(Por Lesley Wroughton)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos