Partido espanhol Ciudadanos abre porta para apoiar Rajoy como premiê

MADRI (Reuters) - O partido espanhol liberal Ciudadanos disse nesta terça-feira que estava aberto a apoiar o governo conservador liderado pelo primeiro-ministro em exercício Mariano Rajoy, caso ele concorde primeiro com um pacote de reformas políticas numa tentativa de resolver um impasse político que já dura oito meses.

Depois de duas eleições inconclusivas em dezembro e em junho, o Partido Popular, de Rajoy, ficou aquém dos votos necessários para obter uma maioria parlamentar, apesar de ter conquistado a maioria dos votos, e ainda tenta conseguir apoio de partidos rivais para formar um governo.

Mesmo com o apoio dos Ciudadanos, quarto maior partido do país, Rajoy ainda ficaria aquém dos 176 assentos que precisa no Parlamento de 350 cadeiras para formar um governo estável.

Mas qualquer apoio fortaleceria a posição do PP nas negociações com qualquer outro partido, incluindo o Socialista, o segundo mais votado, que disse repetidas vezes que votaria contra Rajoy em uma votação parlamentar para reconduzi-lo ao posto de premiê.

O líder dos Ciudadanos, Albert Rivera, que até agora tem dito somente que seu partido se absteria de votar a investidura de Rajoy no cargo, sugeriu nesta terça-feira que os liberais podem estar preparados para votar "sim".

Rivera disse em entrevista coletiva que está aberto a negociações se Rajoy concordar com um pacto de reforma de seis pontos, incluindo medidas de transparência, financiamento político e o fim da proteção legal a parlamentares.

"Se o PP aceitar essas condições e... colocar um tempo e uma data na votação da investidura, estamos abertos a tudo", disse Rivera quando questionado se um bem-sucedido pacto levaria o Ciudadanos a votar a favor de Rajoy como premiê. "Os espanhois não têm mais tempo, eles querem mudança, mas também querem um governo."

(Reportagem de Sarah White)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos