Alemanha irá apresentar série de medidas de segurança após ataques de julho

Por Caroline Copley

BERLIM (Reuters) - O ministro do Interior da Alemanha irá propor uma série de novas medidas de segurança, incluindo deportações mais rápidas de cidadãos estrangeiros, após uma leva de ataques em julho que abalaram a nação, relatou a mídia alemã nesta quarta-feira.

Em cinco ataques separados cometidos entre 18 e 26 de julho, 15 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas. Dois dos ataques foram assumidos pelo Estado Islâmico e três dos agressores eram postulantes a asilo.

O ministro do Interior, Thomas de Maizière, irá anunciar as novas medidas na quinta-feira e planos para aprovar sua adoção no atual período legislativo, segundo o jornal Koelner Stadt-Anzeiger, citando fontes da coalizão governista.

Isso significaria que a proposta se tornaria lei antes da próxima eleição federal da Alemanha, marcada para 2017.

As novas medidas incluem a aceleração das deportações de agressores que são cidadãos estrangeiros e de criminosos e a introdução de uma nova razão para deportação: "risco à segurança pública", noticiou o diário Bild citando fontes de segurança.

Um porta-voz do Ministério do Interior não quis comentar, mas disse que De Maizière irá apresentar seus planos na quinta-feira.

No último ano, a Alemanha acolheu mais de um milhão de imigrantes e refugiados, a maioria deles muçulmanos fugindo de conflitos ou da pobreza no Oriente Médio, Afeganistão e África, atiçando entre alguns alemães temores de uma ameaça crescente de militantes islâmicos.

O Koelner Stadt-Anzeiger relatou que a nova legislação também facilitaria a retenção de dados e limitaria o período em que imigrantes cujos pedidos de asilo foram rejeitados podem ficar na Alemanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos