Taliban captura distrito-chave em província do norte afegão

KUNDUZ, Afeganistão (Reuters) - Insurgentes do Taliban que tentam expulsar a coalizão liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) do Afeganistão e impor a lei islâmica capturaram um distrito-chave de Baghlan, província do norte afegão, depois de dias de combates, informaram autoridades nesta segunda-feira.

A luta se intensificou no Afeganistão, já que a insurgência do Taliban vem se espalhando de seus bastiões tradicionais no sul e no leste do país para regiões outrora pacíficas do norte.

Apesar do apoio aéreo de aviões de guerra dos Estados Unidos e do Afeganistão, as tropas do governo estão tendo dificuldades com o resistente Taliban, e autoridades governamentais de alto escalão dizem que os insurgentes estão se tornando mais bem treinados e equipados.

Amir Gul Hussainkhil, vice-chefe de polícia de Baghlan, disse que o distrito de Dahan-e-Ghori passou dias sob sítio e que o Taliban conseguiu tomá-lo no final do domingo, quando as forças afegãs realizaram "uma retirada tática".

"As forças afegãs lutaram durante dias, mas nenhuma ajuda chegou e elas tiveram que recuar, e o Taliban capturou o distrito", disse Hussainkhil à Reuters, acrescentando que cinco policiais afegãos foram mortos.

(Por Feroz Sultani)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos