Vice-embaixador da Coreia do Norte em Londres deserta com a família

Em Seul

O vice-embaixador da Coreia do Norte em Londres desertou com sua família, de acordo com notícias da mídia, fato que, se confirmado, representará uma das mais importantes deserções nos últimos anos do país cada vez mais isolado.

Na terça-feira o jornal sul-coreano JoongAng Ilbo noticiou que um diplomata eminente desertou com sua esposa e seu filho para um "terceiro país". A rede britânica BBC identificou o desertor como o diplomata veterano Thae Yong Ho, conselheiro da embaixada norte-coreana e vice de seu embaixador.

Citando uma fonte não revelada, o JoongAng Ilbo disse que o diplomata concretizou a deserção "seguindo um plano meticuloso" e que está prestes a "pousar em um terceiro país como postulante a asilo".

A reportagem do jornal não deixou claro se o terceiro país é o Reino Unido. O termo normalmente é usado pela mídia sul-coreana para se referir a um país que não é nem a Coreia do Norte nem a Coreia do Sul.

Um funcionário da embaixada norte-coreana em Londres não quis confirmar a deserção, descrevendo os relatos do evento como "bastante repentinos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos