China conversa com Japão e Coreia do Sul sobre encontro ministerial trilateral

PEQUIM (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta quinta-feira que está conversando com o Japão e a Coreia do Sul a respeito da realização de uma reunião anual trilateral entre seus chanceleres, mas não informou nenhuma data.

No mês passado, uma autoridade de alto escalão da chancelaria do Japão disse que seu país está cogitando realizar o encontro no final de agosto, mas o aumento da tensão sino-japonesa criou o temor de que seria difícil realizar tal reunião agora.

Nesta semana, um jornal japonês disse que os três estão debatendo realizar o encontro na próxima semana. A chancelaria chinesa disse que este ano a convocação cabe ao Japão, e por isso as conversas aconteceriam em solo japonês.

    "Recentemente, o Japão mencionou em muitas ocasiões que tem esperança de convidar os ministros das Relações Exteriores da China e da Coreia do Sul para realizar o oitavo encontro China-Japão-Coreia do Sul de ministros das Relações Exteriores no Japão e conversar sobre a cooperação trilateral", disse a pasta.

    "No momento, as três partes estão fazendo consultas sobre a data exata da reunião", acrescentou.

    As reuniões entre os três chanceleres proporcionam um arcabouço importante para se discutir temas regionais prementes, como os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

    A tensão entre Tóquio e Pequim aumentou neste mês depois que um número crescente de embarcações da Guarda Costeira chinesa e outras navegaram perto de ilhotas em disputa no Mar do Leste da China.

    As ilhas desabitadas, chamadas de Senkaku no Japão e Diaoyu na China, são controladas pelos japoneses, mas também reivindicadas pelos chineses.

    As relações também se tensionaram por causa de uma desavença a respeito do Mar do Sul da China. O Japão vem exortando a China a aceitar o veredicto de um tribunal internacional que invalidou as pretensões territoriais de Pequim à região, enquanto a China alertou para que o Japão não interfira.

    (Por Ben Blanchard)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos