Rebeldes sírios preparam ataque a cidade do Estado Islâmico

BEIRUTE (Reuters) - Centenas de rebeldes sírios estão se preparando para lançar uma operação para obter o controle de uma cidade dominada pelo Estado islâmico na fronteira com a Turquia, um líder rebelde sírio disse neste domingo, movimento que frustra as esperanças dos curdos de avançar ainda mais nessa área.

Os rebeldes, grupos apoiados pela Turquia lutando sob a bandeira do Exército Sírio Livre, pretendem tomar a cidade de Jarablus, a partir da Turquia, nos próximos dias, disse o líder rebelde, que conhece os planos, mas não quis ser identificado.

"As facções estão se reunindo em uma área perto da fronteira (dentro da Turquia)", disse o rebelde.

Jarablus, localizada na margem ocidental do rio Eufrates, é a última cidade importante dominada pelo grupo militante islâmico na fronteira da Síria com a Turquia. Fica a 54 quilômetros a leste de al-Rai, cidade de fronteira de onde os mesmos grupos rebeldes expulsaram recentemente o Estado islâmico.

Ao tomar Jarablus, os grupos rebeldes podem prevenir um assalto na cidade pelas Forças Democráticas Sírias, um grupo controlado por milícias curdas que em 6 de agosto tomou do Estado Islâmico a cidade de Manbij, 30 quilômetros ao sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos