Irã diz que iniciará novo capítulo nas relações com Cuba

HAVANA (Reuters) - Ao iniciar uma turnê de seis dias pela América Latina, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse nesta segunda-feira em Havana que sua visita abre um novo capítulo nas relações da república islâmica com a socialista Cuba.

O Irã, que tem mantido relações amigáveis com Cuba há tempos, está em uma transição para melhorar seu comércio exterior após a remoção das sanções internacionais contra o país islâmico em janeiro.

"Nós começaremos um novo capítulo nas relações bilaterais com Cuba com base em uma grande delegação (de negócios) que está me acompanhando nesta visita", disse Zarif em uma reunião com o colega cubano, Bruno Rodriguez.

A comunidade internacional levantou as sanções contra o Irã como parte de um acordo no qual Teerã limitou seu programa nuclear.

Rodriguez parabenizou o Irã pelo "sucesso de sua política internacional", enquanto reiterou seu apoio de longa data a "todos os países que desenvolvem a energia nuclear com fins pacíficos".

Cuba e Irã têm em comum um longo impasse com os Estados Unidos. Ambos estavam na lista do Departamento de Estado dos EUA como países que patrocinavam o terrorismo até que Havana foi removida no ano passado como parte de uma distensão com Washington.

(Por Sarah Marsh)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos