Coreia do Norte lança míssil balístico de submarino

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte disparou um míssil balístico lançado de submarino ao largo da sua costa leste, na manhã de quarta-feira (horário local), disseram militares da Coreia do Sul, no mais recente de uma série de lançamentos de mísseis pelo país isolado, em desafio a resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O míssil foi disparado por volta de 5:30 (17:30 no horário de Brasília) perto da cidade costeira de Sinpo, onde imagens de satélite mostram uma base de submarinos, e viajou cerca de 500 km, afirmaram autoridades do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul e o Ministério da Defesa à Reuters.

O projétil aterrissou na zona de identificação de defesa aérea do Japão (Adiz), uma área de controle designada pelos países para ajudar a manter a segurança aérea, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A "tecnologia SLBM (míssil balístico lançado de submarinos) da Coreia do Norte parece ter progredido", disse um oficial militar sul-coreano à Reuters.

O lançamento ocorre dois dias depois que Coreia do Sul e Estados Unidos começaram exercícios militares anuais no Sul. A Coreia do Norte classifica o ato como uma preparação para a invasão, e ameaçou retaliação.

A Coreia do Norte tornou-se ainda mais isolada após um teste nuclear em janeiro, o seu quarto, e o lançamento de um foguete de longo alcance em fevereiro, que reforçaram as sanções da ONU.

(Por Ju-min Park e Jack Kim)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos