Obama promete apoio a Louisiana após inundações

BATON ROUGE, Estados Unidos (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi de porta em porta no bairro paroquiano de Baton Rouge, nesta terça-feira, abraçando pessoas e oferecendo garantias de que o país os ajudará a se recuperar de uma das piores inundações já registradas na Louisiana.

"O que eu quero é que as pessoas da Louisiana saibam é que elas não estão sozinhas, mesmo depois que as câmeras da TV forem embora", disse Obama após visitar casas de alvenaria cujos gramados estavam cobertos por placas de gesso e colchões e sofás ensopados.

Mais de 76 cm de chuvas caíram em partes do Estado, no pior desastre desde a supertempestade Sandy, em 2012. Pelo menos 13 mortes foram atribuídas à inundação e mais de 60 mil lares foram danificados.

Mais de 100 mil pessoas se inscreveram em programas de auxílio federal, disse Obama, e até agora mais de 120 milhões de dólares foram aprovados. Muitas pessoas não tinham seguro contra inundações.

A quantia necessária para ajudar os moradores ainda deve ser determinada, disse Obama, observando que o Congresso pode precisar aprovar mais auxílios. Ele pediu que os norte-americanos sejam voluntários e doem mais dinheiro à Cruz Vermelha.

(Por Ayesha Rascoe; reportagem adicional por Susan Heavey, Roberta Rampton e Dustin Volz)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos