Paraná registra geadas, mas áreas de trigo e café escapam de perdas

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná registrou temperaturas negativas em algumas áreas ao sul do Estado, mas o frio intenso ocorreu em regiões em que o trigo não está suscetível a perdas por geadas, segundo informações meteorológicas do Simepar.

"Teve registro de geadas no centro-sul do Estado e sul do Estado, temperaturas negativas em General Carneiro, de -2 graus (Celsius) ", comentou o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.

Mas as geadas não ocorrerem em áreas mais ao oeste e norte, onde estão os cafezais e o trigo em períodos suscetíveis a perdas, em fases de frutificação e floração no caso do cereal.

O Paraná é um produtor menor de café do Brasil, mas atualmente ocupa a liderança na produção de trigo. Perdas nas lavouras do cereal poderiam elevar a necessidade de importação do país.

Havia temor de que geadas mais intensas pudessem ocorrer nesta terça-feira, mas a massa de ar polar começa a perder força.

"A massa de ar começa a diminuir, ainda tem previsão de geadas no centro-sul, mas no norte e oeste não tem mais", afirmou o meteorologista, comentando sobre a expectativa para os próximos dois dias.

(Por Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos