Exército turco e coalizão liderada pelos EUA iniciam operação contra Estado Islâmico na Síria

Por Humeyra Pamuk e Umit Ozdal

ISTAMBUL/KARKAMIS, Turquia (Reuters) - Unidades das forças especiais e jatos da Turquia, apoiados por aviões de guerra de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, iniciaram uma operação no norte da Síria nesta quarta-feira para expulsar militantes do Estado Islâmico da região de fronteira com Turquia, disseram autoridades turcas.

O Exército turco começou a usar artilharia na cidade fronteiriça síria de Jarablus na madrugada desta quarta-feira, e aviões de guerra turcos e norte-americanos atingiram alvos do Estado Islâmico com ataques aéreos como parte da operação, disseram fontes militares turcas.

Esta foi a primeira vez que aviões de guerra da Turquia, que integra a Otan, atingiram a Síria desde novembro, quando a Turquia derrubou um caça russo perto da fronteira, e a primeira operação significante de invasão das forças especiais turcas desde uma pequena operação para retomar a tumba de Suleyman Shah, figura otomana reverenciada, em fevereiro de 2015.

A Turquia e os EUA esperam que ao retirar o Estado Islâmico da fronteira possam cortar a rota de contrabando do grupo, que permite a chegada de novos militantes e impulsiona o comércio ilícito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos