Petroleiras dos EUA mantêm número de sondas em operação após 8 semanas de aumento
(Reuters) - O número de sondas petrolíferas nos Estados Unidos permaneceu inalterado neste semana após oito semanas de aumentos consecutivos, de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira, embora operadores e analistas esperem que o número de unidades continue subindo devido à recuperação nos preços do petróleo.
A contagem de unidades permaneceu em 406 na semana encerrada em 26 de agosto, ante 675 há um ano, informou a empresa de serviços energéticos Baker Hughes.
Antes desta semana, o número de sondas havia subido em 76 desde a semana encerrada em 1º de julho, o maior aumento consecutivo desde abril de 2014, após preços do petróleo atingirem a marca de 50 dólares por barril, que tornou os retornos da atividade mais viáveis.
"As sondas vão continuar a crescer", disse John Kilduff, sócio do fundo de hedge de Nova York Again Capital.
"Estamos em um ambiente de preços onde há um número crescente de campos rentáveis, e você tem muitas companhias que estão no limite e precisam gerar renda para pagar o serviço da dívida. Mesmo se os poços forem marginalmente rentáveis, eles vão ser colocados em operação."
Na sexta-feira, o petróleo dos EUA pairava próximo dos 47 dólares por barril, versus seu pico de 2016 de 51,67 dólares em junho, que desencadeou melhores retornos, após os preços atingirem a mínima de 12 anos, de 26,05 dólares por barril em fevereiro.
(Por Barani Krishnan)