Faturamento de setor de máquinas e equipamentos cai 27% em julho sobre um ano antes

SÃO PAULO (Reuters) - A receita líquida do setor de máquinas e equipamentos em julho recuou 27 por cento sobre o mesmo período de 2015 e a indústria sofreu nova queda na carteira de pedidos para os próximos meses, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela associação que representa o setor, Abimaq.

O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos somou 5,57 bilhões de reais no mês passado. No acumulando do ano, a receita somou 38,92 bilhões de reais, recuo de 28,6 por cento.

A carteira de encomendas encolheu 11,5 por cento sobre um ano antes, para o equivalente a 2,6 meses de trabalho, segundo a Abimaq. O nível de ocupação da capacidade instalada caiu a 67,2 por cento em julho ante 68,9 por cento no mesmo mês de 2015.

O saldo negativo da balança comercial recuou 6,6 por cento sobre julho de 2015, a 933,5 milhões de reais. "A redução do déficit na balança comercial da ordem de 28 por cento em 2016 (janeiro a julho), resulta da queda das importações iniciada em 2014", afirmou a Abimaq.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos