Secretário pedirá que tropas federais fiquem no Rio por tempo indeterminado

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governo do Rio de Janeiro pedirá que as tropas federais que atuaram nos Jogos Olímpicos do mês passado permaneçam no Estado por tempo indeterminado para ajudar no combate à criminalidade, disse nesta quinta-feira o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

O secretário disse que irá a Brasília nos próximos dias fazer essa solicitação ao governo federal. Tropas das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança atuaram no Rio durante a Olimpíada e estarão presentes na Paralimpíada, que começa na semana que vem. Além disso, o Estado já acertou o reforço na segurança para a eleição municipal deste ano.

“Eu vou a Brasília fazer com que as instituições permaneçam aqui trabalhando de maneira integrada como nas Olimpíadas. A integração foi um sucesso", disse Beltrame a jornalistas.

“Nós precisamos nos unir e nos integrarmos para poder fazer frente a uma violência que está totalmente descontrolada... Integração é palavra chave no momento. A prova está ai como Olimpíada e outros eventos que fizemos juntos. Assim que tem que ser para enfrentar essa pessoas que perderam todo o senso de limite e de temor.”

Nesta semana, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio apontaram que as ocorrências de crimes como latrocínio, homicídio, roubos de rua, de carros e coletivos, entre outros subiram em julho deste ano, na comparação com o ano passado. Os índices também pioraram no acumulado do ano.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos