Furacão Hermine deixa milhares de casas sem energia na Flórida

Letitia Stein

Em Tampa (EUA)

  • Matt Stamey/The Gainesville Sun via AP

     Furacão Hermine arrasta barcos para rua em Steinhatchee, Flórida

    Furacão Hermine arrasta barcos para rua em Steinhatchee, Flórida

 Ventos fortes e chuvas intensas do furacão Hermine assolaram o norte da costa do Golfo da Flórida nesta sexta-feira (2) e provocaram quedas de energia que deixaram dezenas de milhares de residência no escuro.

O governador da Flórida, Rick Scott, disse que a tempestade pode causar mortes e orientou os moradores a ficarem em casa até o fim da passagem do furacão pelo Estado.

"Fiquem dentro de casa mesmo se estiver calmo do lado de fora. O olho do Hermine pode estar passando. Deixem que passe completamente antes de verificar qualquer dano", disse Scott no Twitter.

O Hermine, um furacão de categoria 1, atingiu o solo pouco depois da meia-noite (horário local) cerca de 10 quilômetros ao sudeste de St. Marks, levando chuvas pesadas e ventos que chegaram a 130 quilômetros por hora.

O furacão deixou 70 mil lares na capital estadual Tallahassee, e milhares mais em outros locais, sem eletricidade.

"É uma bagunça... a água está subindo em diversos lugares", disse Virgil Sandlin, o chefe de polícia de Cedar Key, na Flórida, ao canal Weather Channel.

Fortes rajadas de vento derrubaram linhas de transmissão de energia e árvores enquanto inundações generalizadas vitimavam comunidades do norte da Flórida antes de o furacão atingir a Geórgia, onde se previa que as condições iriam se deteriorar durante o início da manhã desta sexta-feira.

"A combinação de uma onda de tempestade perigosa e da maré irá continuar a fazer com que áreas normalmente secas próximas da costa sejam inundadas pela ascensão das águas que partem da praia rumo ao continente", informou o Centro Nacional de Furacões em um boletim de alerta.

O centro alertou que algumas áreas do norte da Costa do Golfo da Flórida podem ter 3 metros de inundações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos