Há risco do Zika se espalhar nos EUA e outros lugares, diz OMS

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - Cingapura lidou com o surto do Zika de maneira exemplar até o momento, enquanto os Estados Unidos podem ver a doença se espalhar para além da Flórida, apesar de medidas de controle contra o mosquito, disseram autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

Falando após encontro do comitê de emergência da OMS sobre o Zika, o diretor David Heymann disse que a doença ainda forma uma emergência internacional, embora o risco de infecção em pessoas que irão à Paralimpíada do Rio de Janeiro, neste mês, seja baixo.

"Este evento extraordinário está rapidamente se tornando, infelizmente, um evento ordinário. E o Zika está começando a se espalhar, de forma contínua para causar surtos em muitos países pelo mundo", disse Heymann durante entrevista coletiva.

Cingapura, com um "sistema de saúde muito avançado tecnologicamente" conseguiu identificar a doença "muito cedo", disse Heymann. "Mas em outros países onde pode chegar em algum momento, este pode não ser o caso".

O chefe de emergências e surtos da OMS, Peter Salama, disse que é provável que o vírus continue a se espalhar.

Autoridades da Flórida disseram na quinta-feira que interceptaram os primeiros mosquitos que testaram positivo para o Zika vírus na área de Miami, confirmando relatos de transmissões da doença nos EUA. Houve 49 casos de Zika em pessoas que podem ter contraído em uma pequena área de Miami.

Salama, perguntado sobre a Flórida e o risco da doença se espalhar pelos Estados Unidos, disse: "em termos de se espalhar mais, sim, um risco. Como dizemos, os EUA não são exceção. Onde há um vetor competente, neste caso o Aedes aegypti, há risco do vírus se espalhar".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos