Marine Le Pen promete referendo sobre permanência da França na UE se for eleita

BRACHAY, França (Reuters) - A líder do partido de extrema-direita da França, Frente Nacional, Marine Le Pen, prometeu neste sábado realizar um referendo sobre a permanência ou não da França na União Europeia (UE), se ela vencer a eleição presidencial de 2017.

Le Pen apresentou-se como a única defensora crível da lei e da ordem e da unidade nacional, dizendo que a melhor maneira de combater o terrorismo era o voto.

"Este referendo sobre se a França pertence à União Europeia, eu vou fazê-lo. Sim, é possível mudar as coisas. Olhe para os britânicos, eles escolheram o seu destino, eles escolheram a independência... Podemos voltar a ser um povo livre, orgulhoso e independente", disse ela.

A Frente Nacional foi o único grande partido político francês a pedir que os britânicos votassem pela saída da UE, esperando que o chamado Brexit impulsionaria sua própria agenda em casa.

Cerca de 700 simpatizantes com bandeiras francesas repetidamente aplaudiram uma sorridente Le Pen no sábado, com gritos de "Marine, Presidente", durante seu discurso.

(Por Dominique Vidalon)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos