Tanques turcos avançam na Síria, abrindo nova linha de ataque

ELBEYLI, Turquia/BEIRUTE (Reuters) - A Turquia e seus rebeldes aliados abriram uma nova linha de ataque no norte da Síria neste sábado com tanques turcos cruzando a fronteira da província de Kilis, fazendo uma pressão ocidental em uma operação para varrer militantes de sua fronteira.

A incursão de Kilis, que tem sido repetidamente alvo de ataques do Estado Islâmico de dentro da Síria no último ano, coincidiu com um avanço em outra região pelos rebeldes sírios com apoio turco, que tomaram vários vilarejos mais a leste dos extremistas sunitas.

Os rebeldes na semana passada tomaram a cidade fronteiriça de Jarablus com o apoio turco. A operação é a primeira incursão síria em larga escala de Ancara desde o início da guerra de cinco anos.

Neste sábado, os tanques cruzaram a fronteira e entraram na cidade síria de al-Rai para apoiar a nova ofensiva, disseram um porta-voz rebelde e monitores. Agora sob controle dos rebeldes, al-Rai estava anteriormente nas mãos do Estado Islâmico.

Al-Rai fica a cerca de 55 quilômetros a oeste de Jarablus, e parte de um corredor de 90 quilômetros perto da fronteira turca, que Ancara diz estar limpando dos jihadistas e protegendo da expansão da milícia curda.

(Por Umit Ozdal e John Davison)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos