Coreia do Norte lança três mísseis balísticos em meio à reunião do G20 na China

Por Ju-min Park

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte lançou ao mar três mísseis balísticos em sua costa leste nesta segunda-feira, informaram militares da Coreia do Sul, enquanto líderes do grupo das maiores economias do mundo realizam uma cúpula na China, principal aliada diplomática da Coreia do Norte.

Os mísseis foram lançados de uma região ao sul da capital Pyongyang pouco após a meia-noite, no horário local, e voaram por cerca de mil quilômetros, atingindo zona de identificação da defesa aérea do Japão, informou a Coreia do Sul.

"Ainda estamos analisando detalhes, mas esta é uma grave ameaça à segurança de nossa nação, e expressamos profunda preocupação", informou o Ministério da Defesa do Japão em comunicado.

O lançamento é o mais recente em uma série realizada pela Coreia do Norte neste ano, em violação a resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, apoiadas pela China, que proíbe todas as atividades relacionadas a mísseis balísticos pelo país.

Pyongyang rejeita o banimento, afirmando que infringe seu direito de soberania na busca de um programa espacial e de autodefesa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos