Conselho de Segurança da ONU condena recente lançamento de mísseis da Coreia do Norte

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou fortemente nesta terça-feira os lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte da segunda-feira, informando que eles contribuem para o desenvolvimento de sistemas de disparos de armas nucleares de Pyongyang e aumentam a tensão na região.

A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos no mar em sua costa leste na segunda-feira, disseram os Exércitos da Coreia do Sul e Estados Unidos, enquanto líderes do grupo das 20 maiores economias do mundo realizavam cúpula na China, principal aliado diplomático da Coreia do Norte.

"Os membros do Conselho de Segurança deploram as atividades de mísseis balísticos da República Popular Democrática da Coreia, incluindo estes lançamentos", disse o órgão da ONU em um comunicado, usando o nome oficial da Coreia do Norte.

"Essas atividades contribuem para o desenvolvimento de sistemas de disparos de armas nucleares (da Coreia do Norte) e aumentam a tensão."

Mais cedo, os Estados Unidos pediram uma ação para forçar o cumprimento de resoluções do Conselho de Segurança por parte da Coreia do Norte que proíbem atividades relacionadas com mísseis balísticos.

A Coreia do Norte está sob sanções da ONU desde 2006. O Conselho de Segurança, formado por 15 membros, ampliou as sanções em março, em resposta ao quarto teste nuclear da Coreia do Norte em janeiro e ao lançamento de um foguete de longo alcance em fevereiro.

A nota do Conselho de Segurança informou que os membros vão acompanhar de perto a situação e "tomar novas medidas significativas, em linha com a determinação expressa anteriormente pelo Conselho".

(Reportagem de Rodrigo Campos)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos