Ataque contra Jarablus, na Síria, deixa ao menos 5 mortos, dizem fontes turcas

ISTAMBUL (Reuters) - Pelo menos cinco pessoas foram mortas e 12 ficaram feridas num ataque do Estado Islâmico na cidade fronteiriça síria de Jarablus, disseram fontes turcas das áreas de segurança e médica nesta quinta-feira, somente um dia depois de civis começarem a retornar para as suas casas na cidade.

Pessoas feridas foram levadas para hospitais na província turca de Gaziantep, no sul do país, região que fica do outro lado fronteira, afirmaram as mesmas fontes médicas.

Um grupo de 292 sírios voltou da Turquia para a cidade de Jarablus na quarta-feira, no primeiro retorno formal de civis desde que Ancara lançou a incursão militar há duas semanas para tentar assegurar a região de fronteira, disse uma autoridade turca.

Jarablus, que já foi controlada pelo Estado Islâmico, foi a primeira cidade capturada pelos militares turcos e os seus aliados rebeldes sírios numa ofensiva lançada em 24 de agosto com o objetivo de retirar os jihadistas e as milícias curdas sírias da fronteira.

A Turquia disse que retirou os militantes de uma faixa de território sírio de 90 km e que tem avançado para o sul. O país também afirmou que apoiaria qualquer iniciativa dos Estados Unidos para atacar o reduto do Estado Islâmico em Raqqa, mais ao sudeste.

Contudo, as táticas turcas provocaram críticas dos EUA, seu aliado da Otan, e também da Rússia, com quem recentemente a Turquia retomou relações.

Washington disse que os ataques turcos contra milícias curdas trouxeram danos para a coalizão apoiada pelos EUA que luta contra o Estado Islâmico. A Rússia, que está do lado do governo em Damasco, afirmou na quarta-feira que avanço de Ancara para o sul ameaçava a soberania síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos