EUA e Rússia chegam a acordo de cooperação para a Síria

GENEBRA (Reuters) - Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo para colocar o processo de paz da Síria de volta nos trilhos, que inclui um cessar-fogo de âmbito nacional que deve entrar em vigor a partir do pôr do sol da segunda-feira, melhor acesso à ajuda e o objetivo comum de atingir os grupos islâmicos banidos.

"Hoje, Sergei Lavrov e eu, em nome de nossos presidentes e nossos países, pedimos a todas as partes interessadas na Síria para apoiar o plano que os Estados Unidos e a Rússia alcançaram, de ... colocar um fim neste conflito catastrófico o mais rápido possível por meio de um processo político", disse o secretário de Estado dos EUA, John Kerry.

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que, apesar de desconfiança contínua, os dois lados criaram cinco documentos que permitirão a coordenação da luta contra o terrorismo e a retomada da trégua na Síria em uma melhor forma.

"Isso tudo cria as condições necessárias para a retomada do processo político paralisado por um longo tempo", disse Lavrov em entrevista coletiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos