Irã e Rússia iniciam construção de nova usina nuclear iraniana

DUBAI (Reuters) - O Irã começou a construir uma segunda usina nuclear com a ajuda da Rússia neste sábado, em um projeto de 10 bilhões de dólares que segue um acordo de Teerã com potências mundiais no ano passado, relatou a imprensa estatal.

A televisão estatal mostrou autoridades russas e iranianas na cerimônia de lançamento do projeto de 10 anos, que incluirá duas usinas nucleares, com uma capacidade de mais de 1 gigawatt após a finalização.

O Irã já possui um reator nuclear (seu primeiro) construído por russos, em Bushehr. A Rússia assinou um acordo com o Irã em 2014 para construir mais oito reatores no país.

Um relatório da agência nuclear da ONU indicou que o Irã manteve sua parte do acordo assinado com seis potências mundiais no ano passado, o qual limita seu armazenamento de substâncias que possam ser utilizadas para produzir armamento atômico. 

O relatório confidencial da Agência Internacional de Energia Atômica, visto pela Reuters, não indicou nenhuma violação das regras pelo Irã. Sanções contra Teerã foram removidas após o acordo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos