EUA dizem estar preocupados com conflitos na Turquia após prefeitos serem removidos

ANCARA (Reuters) - A Embaixada dos Estados Unidos em Ancara disse neste domingo estar preocupada com notícias de disputas ao sul da Turquia, após a decisão do governo de remover prefeitos em duas dezenas de municípios sob suspeita de ligação com militantes curdos.

"Estamos preocupados com relatórios de disputas no sudeste da Turquia após a decisão do governo de remover algumas autoridades eleitas sob acusações de apoiar o terrorismo, e apontar administradores locais em seus lugares", disse a embaixada em comunicado publicado no Twitter.

O comunicado dizia apoiar o direito da Turquia de se defender contra o terrorismo, mas notou a importância do respeito pelo processo legal e o direito ao protesto pacífico.

"Esperamos que quaisquer apontamentos de administradores sejam temporários e que cidadãos locais possam escolher em breve novas autoridades locais de acordo com a lei turca", disse.

A Turquia apontou neste domingo uma nova administração em duas dezenas de municípios, principalmente no sudeste majoritariamente curdo, enquanto faz uma campanha contra militantes do Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK). 

(Reportagem de Tuvan Gumrukcu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos