Manifestantes catalães pedem independência da Espanha

BARCELONA (Reuters) - Centenas de milhares de pessoas tomaram neste domingo as ruas da Catalunha para apoiar uma separação da Espanha, movimento que os líderes locais pretendem realizar no próximo ano apesar dos bloqueios legais pelo governo central.

Catalães se reuniram em cinco cidades em toda a região nordeste, incluindo Barcelona, e agitaram bandeiras amarelas ao mesmo tempo em que cantavam.

De acordo com a polícia, somente em Barcelona participaram cerca de 540.000 pessoas. As manifestações no dia nacional da Catalunha, La Diada, tiveram como pano de fundo a promessa pela assembleia local pró-independência de avançar com os planos de formar um Estado novo em 2017, aumentando a pressão sobre os líderes em Madri para uma resposta em um momento de desordem na política nacional.

Duas eleições gerais inconclusivas deixaram a Espanha sem um novo governo nacional há mais de oito meses, em parte devido a disputas entre os partidos sobre a melhor forma de combater ou atenuar o desafio separatista da Catalunha.

O conservador governo provisório da Espanha opõe-se firmemente a qualquer movimento de separação, posição que tem aumentado o impasse nos últimos meses em relação ao primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy.

(Por Sam Edwards)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos