Coreia do Norte está pronta para novo teste nuclear a qualquer momento, diz Sul

Por Ju-min Park e Jack Kim

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte está pronta para realizar um novo teste nuclear a qualquer momento, afirmou nesta segunda-feira o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, três dias após o quinto e maior teste do Norte gerar ampla reprovação.

Pyongyang disparou na sexta-feira sua explosão nuclear mais potente até o momento, dizendo que possui a habilidade de montar uma ogiva em um míssil balístico, aumentando uma ameaça que a Organização das Nações Unidas e seus rivais não conseguem conter.

"Avaliações da inteligência sul-coreana e dos Estados Unidos indicam que o Norte está sempre pronto para um teste nuclear adicional na área de Punggye-ri", local das cinco explosões nucleares do Norte, disse o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Moon Sang-gyun, durante entrevista coletiva.

"A Coreia do Norte possui um túnel onde pode conduzir um novo teste nuclear", disse Moon.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, disse posteriormente que as armas nucleares do Norte apresentam uma "ameaça iminente", à medida que as tensões cresceram na península coreana após o teste na semana passada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos