Manifestantes protestam em inauguração de hotel de luxo de Trump, a quadras da Casa Branca

Em Washington

  • Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

    Manifestantes protestam diante do Trump International Hotel, em Washington DC

    Manifestantes protestam diante do Trump International Hotel, em Washington DC

O candidato republicano a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu um novo posto avançado no seu império imobiliário nesta segunda-feira, um hotel de luxo num edifício histórico a cinco quadras da Casa Branca, imóvel que passou por uma renovação de dois anos no valor de US$ 200 milhões.

Enquanto os funcionários do Trump International Hotel, com 263 quartos, planejavam pouca festa para o que eles descreveram como uma "inauguração suave", uma dezena de manifestantes contrários a candidatura de Trump se reuniram do lado de fora. A abertura se dá oito semanas antes das eleições de 8 de novembro.

"Meio que combina com a personalidade dele encontrar uma maneira de estar na Pennsylvania Avenue de um jeito de outro", disse Judy Byron, 70, presente na manifestação.

O hotel com uma suíte de US$ 20 mil a noite está no número 1100 da avenida, e a Casa Branca fica mais adiante, no 1600. O hotel fica no terceiro maior edifício de Washington, o antigo prédio dos correios de 1899, construído em estilo românico.

Os manifestantes criticaram algumas das posições de Trump, entre elas a construção de um muro na fronteira mexicana para bloquear imigrantes ilegais. O organizador do protesto Andrew Castro disse: "Estamos aqui construindo um muro contra o racismo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos