Chuvas de monção na Índia começam a perder força nos próximos dias

MUMBAI (Reuters) - As chuvas de monção da Índia, que vão de junho a setembro, podem começar a perder força na região norte-ocidental do país nos próximos três ou quatro dias, previu o departamento de meteorologia nesta terça-feira.

A monção geralmente começa a diminuir na primeira semana de setembro, mas neste ano isso foi postergado por quase duas semanas.

"As condições estão ficando favoráveis para a diminuição das monções do sudoeste de algumas partes de West Rajasthan (no noroeste da Índia) durante os próximos três ou quatro dias", disse o departamento meteorológico da Índia.

As monções, que fornecem 70 por cento das chuvas anuais da Índia, são cruciais para os 263 milhões de agricultores do país e para suas culturas de arroz, cana, milho, algodão e soja, pois quase metade das suas terras agrícolas não tem irrigação.

O país recebeu até agora 5 por cento a menos do que o normal de precipitação para a época das monções.

Até 9 de setembro, os agricultores tinham cultivado 105,4 milhões de hectares de safras de verão, um aumento de 4,1 por cento em relação a um ano atrás, mostraram dados do Ministério da Fazenda.

(Por Rajendra Jadhav)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos