Ex-líder de Israel Peres apresenta estado "grave mas estável" após derrame

Luke Baker

  • Baz Ratner/ Reuters

    O ex-presidente de Israel Shimon Peres

    O ex-presidente de Israel Shimon Peres

O ex-presidente de Israel Shimon Peres continua em estado "grave mas estável" em um hospital após sofrer um derrame, disse nesta quarta-feira (14) seu genro e médico pessoal Rafi Valdan, embora a família esteja otimista com uma recuperação.

Valdan disse que ainda é cedo para dizer se podem haver sequelas neurológicas permanentes após o acidente vascular cerebral, que atingiu o lado direito do cérebro de Peres na terça-feira, mas os indicadores de saúde do ex-líder, de 93 anos, estão bons.

"Todos os parâmetros estão estáveis", disse Valdan a repórteres, acrescentando que dava ao caso "certo otimismo".

"As chances de sobrevivência são boas. E sobre o grau de recuperação neurológica, ninguém pode dizer neste momento", acrescentou.

Em uma carreira de quase sete décadas, Peres trabalhou em uma dúzia de governos israelenses e foi duas vezes primeiro-ministro pelo Partido Trabalhista, embora nunca tenha vencido uma eleição geral definitiva em cinco tentativas, de 1977 a 1996.

Posteriormente, ele serviu como presidente, uma função que é em maior parte cerimonial em Israel, de 2007 a 2014, antes de deixar o governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos