Coreia do Norte diz estar pronta para outro ataque contra "provocações" dos EUA

CARACAS, Venezuela (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte disse nesta quinta-feira que o país está pronto para iniciar outro ataque contra as "provocações" dos Estados Unidos, cujos caças voaram nesta semana sobre a Coreia do Sul em sinal de solidariedade ao aliado após o mais recente teste nuclear de Pyongyang.

A Coreia do Norte realizou seu quinto e maior teste nuclear neste mês, dizendo que conquistou a habilidade de montar uma ogiva em um míssil balístico e aumentando a ameaça que seus rivais e a Organização das Nações Unidas falharam em conter.

Dois caças norte-americanos B-1 voaram sobre a Coreia do Sul na terça-feira, gerando condenação do Norte.

"O povo da Coreia está pronto para realizar outro ataque contra as provocações dos Estados Unidos", disse o chanceler Ri Yong Ho durante discurso traduzido para o espanhol em encontro na Venezuela dos países do Movimento Não-Alinhado.

Seul informou anteriormente que a Coreia do Norte está pronta para realizar um novo teste nuclear a qualquer momento.

O mais recente teste norte-coreano deu aos Estados Unidos e Coreia do Sul motivos para mais sanções. Pressões para mais sanções são "cômicas", disse a Coreia do Norte, prometendo continuar a fortalecer seu poderio nuclear.

(Reportagem de Diego Ore)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos