Turquia prende 4 pessoas por possível complô contra embaixadas de Reino Unido e Alemanha

ANCARA (Reuters) - Autoridades da Turquia prenderam quatro pessoas em uma investigação sobre uma ameaça em potencial às missões diplomáticas do Reino Unido e da Alemanha, mas não encontrou laços com qualquer grupo terrorista, disse a agência estatal de notícias Anadolu nesta sexta-feira.

A investigação foi motivada por informações de inteligência sobre um possível complô do Estado Islâmico contra as missões, segundo a Anadolu, que ainda disse que três dos suspeitos foram detidos em Ancara e um em Istambul.

O Reino Unido fechou sua embaixada na capital Ancara nesta sexta-feira pelo que seu Ministério das Relações Exteriores disse serem motivos de segurança, sem dar maiores detalhes.

A embaixada alemã disse em seu site que suas missões só estão disponíveis para operações limitadas nesta sexta-feira depois de um feriado público de quatro dias nesta semana.

Os escritórios do governo e os mercados financeiros da Turquia ficaram fechados de segunda a quinta-feira para o feriado muçulmano de Eid al-Adha.

A Turquia foi vítima de uma série de explosões de homens-bomba e ataques do Estado Islâmico e de militantes curdos ao longo do último ano, e lançou sua primeira grande incursão militar na Síria no mês passado para afastar os jihadistas de sua fronteira e impedir que combatentes curdos ocupassem territórios enquanto batiam em retirada.

Em seu alerta de viagens mais recente, a chancelaria britânica desaconselhou viagens a até 10 quilômetros da divisa síria e a Diyarbakir, a maior cidade do sudeste de maioria curda, atingida pela violência depois que um cessar-fogo com o proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) fracassou no ano passado.

(Por Tuvan Gumrukcu, em Ancara, e Can Sezer, em Istambul)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos