China alerta para segundo tufão em uma semana

Em Xangai (China)

A China está se preparando para seu segundo tufão, uma semana após o governo elevar o seu alerta para "laranja" para o Tufão Malakas, neste sábado (17), enquanto províncias do sudeste continuam a limpar depois de uma forte tempestade, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

Malakas será 16ª tempestade da temporada de tufões deste ano, após o tufão Meranti atingir a costa na província de Fujian na quinta-feira. O tufão já matou ao menos 28 pessoas na China e em Taiwan e cortou o fornecimento de energia para mais de um milhão de casas.

Antes dos desabamentos causados pelo tufão, houve "alerta vermelho" para o Meranti, no sistema de alerta da China para o mau tempo, que classifica de "vermelho" a situação mais grave, seguido de laranja, amarelo e azul. O Meranti, desde então, causou mais de 16,9 bilhões de iuanes em danos, disseram autoridades.

Malakas deverá trazer fortes chuvas para as costas das províncias de Zhejiang e Fujian, bem como partes de Taiwan da noite de sábado para domingo, segundo a Xinhua, citando da Centro Nacional de Meteorologia da China.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos