Irã diz que apoia qualquer movimento para estabilizar mercado de petróleo

DUBAI (Reuters) - O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse que Teerã apóia qualquer movimento para estabilizar o mercado de petróleo e elevar preços, publicou a agência de notícias iraniana Shana, neste domingo.

"A instabilidade e a queda dos preços do petróleo são prejudiciais a todos os países, especialmente aos produtores de petróleo", afirmou Rouhani, segundo a Shana.

"Teerã considera bem-vinda qualquer medida que visa a estabilidade do mercado e a melhoria dos preços do petróleo, baseadas na justiça, equidade e participação de mercado justa para todos os produtores de petróleo", disse o presidente.

Irã, o terceiro maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), tem aumentado a produção de petróleo após a retirada das sanções ocidentais em janeiro.

Teerã recusou-se a participar de uma tentativa anterior, neste ano, de membros e não membros da Opep para estabilizar a produção.

Os membros da Opep se reunirão durante o Fórum Internacional de Energia, que agrupa produtores e consumidores, na Argélia em entre os dias 26 e 28 de setembro. A Rússia, não integrante da Opep, também vai participar do fórum.

(Por Rania El Gamal)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos