Marfrig faz 1º embarque de carne bovina in natura do Brasil para EUA

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de alimentos Marfrig realizou seu primeiro embarque de carne bovina in natura para os Estados Unidos, em um negócio que, segundo a empresa, é o primeiro do gênero no país após a recente abertura do mercado norte-americano, informou a companhia em uma nota na noite de domingo.

O contêiner embarcado tem carne produzida nos dias 14 e 15 de setembro, no frigorífico de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, informou a Marfrig, em nota.

Segundo a empresa, nas outras cinco unidades já listadas para os EUA a produção começará de acordo com o programa produtivo da companhia.

Negociado há anos, o acordo para comércio de carne in natura entre Estados Unidos foi finalizado em agosto.

O mercado dos EUA, os maiores consumidores globais de carne bovina, poderia representar exportações de 900 milhões de dólares para o Brasil, segundo estimativa do governo brasileiro, que também aponta benefícios indiretos do acordo, como a posterior a abertura de outros mercados como Japão e Coreia do Sul, importadores de carne de alta qualidade.

O Brasil é o maior exportador global de carne bovina.

"Com a abertura do mercado americano, a indústria brasileira terá uma excelente oportunidade para ocupar parte significativa da quota, sem taxação, de 64 mil toneladas destinadas ao Brasil e outros países da América Latina, uma vez que esse volume nunca foi totalmente atingido", destacou a Marfrig, na nota.

O Brasil já vende carne industrializada para os EUA (maior importador do produto brasileiro), mas não cortes in natura.

(Por Gustavo Bonato)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos