Homem com faca é baleado diante de embaixada de Israel na Turquia

Por Umit Bektas e Jeffrey Heller

ANCARA/JERUSALÉM (Reuters) - Um homem foi baleado e ferido pela polícia da Turquia diante da embaixada de Israel em Ancara nesta quarta-feira depois de gritar slogans islâmicos e brandir uma faca, mas investigações iniciais indicaram que ele não tem laços com nenhum grupo organizado, disseram autoridades.

O homem de 41 anos da cidade de Konya, no centro do país, levava uma sacola e brandia uma faca de 30 centímetros ao se aproximar da embaixada, disse o gabinete do governador de Ancara em um comunicado.

O suspeito foi baleado na perna depois de ignorar um alerta da polícia, informou a corporação, acrescentando que ele não parece estar ligado a nenhum grupo.

"De acordo com exames iniciais... (o homem) parece mentalmente instável, nenhuma ficha criminal ou laços organizacionais foram encontrados".

A Turquia está enfrentando diversas ameaças de segurança, incluindo militantes do Estado Islâmico, responsabilizados por ataques com bomba em Istambul e em outros locais, e milicianos curdos devido à retomada de uma insurgência de três décadas no sudeste de maioria curda do país no ano passado.

A polícia disse à Reuters que o homem gritava "Allahu akbar" ("Deus é o maior") do lado de fora da representação diplomática antes de ser alvejado. A corporação estava examinando sua sacola, mas não tentou detoná-la, disse um fotógrafo da Reuters presente no local. A área ao redor só ficou isolada brevemente.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Emmanuel Nahshon, disse que o agressor caminhava na direção de um policial de faca em punho quando foi baleado.

Os funcionários da embaixada não correram risco durante o incidente, acrescentou.

Inicialmente, reportagens da mídia turca levaram a crer que havia dois agressores, mas o gabinete do governador e a polícia não mencionaram um segundo envolvido.

(Reportagem adicional de Ece Toksabay, em Ancara, e Ori Lewis, em Jerusalém)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos