Theresa May diz que Reino Unido iniciará saída da UE até março

Por Elizabeth Piper

BIRMINGHAM, Inglaterra (Reuters) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse neste domingo que vai iniciar o processo de saída da União Europeia até o fim de março. É a primeira vez que é divulgado um cronograma para a separação, que vai redefinir os laços britânicos com seu maior parceiro econômico.

A inesperada vitória do "Brexit" em junho levou May ao poder e, desde então, a ex-ministra do Interior estava sofrendo pressão para oferecer mais detalhes sobre a ruptura, além do já batido slogan do "Brexit significa Brexit".

Em movimento para aplacar os temores dos conservadores, May falará na conferência anual do partido, em Birmingham, que ela está determinada a tocar adiante o projeto de saída.

Pelo artigo 50 do Tratado de Lisboa da União Europeia, a Grã-Bretanha terá dois anos para obter um dos acordos mais difíceis da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

"Vamos começar o processo antes de março do ano que vem", afirmou May ao programa de Andrew Marr na BBC.

A decisão britânica de deixar a UE foi tomada em votação no dia 23 de junho e espalhou temores no mercado financeiro, com investidores tentando medir o impacto da decisão na quinta maior economia do mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos