Rolling Stones anunciam lançamento de novo álbum para dezembro

Por Marie-Louise Gumuchian

LONDRES (Reuters) - Os Rolling Stones estão voltando às raízes. A banda anunciou nesta quinta-feira que irá lançar seu primeiro disco de estúdio em mais de uma década em dezembro – covers de grandes artistas de blues norte-americanos que os levaram a abraçar a música.

Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e Charlie Watts gravaram "Blue & Lonesome" em dezembro passado em três dias nos estúdios British Grove, em Londres.

O local fica próximo de onde a banda, formada em 1962, começou a tocar em casas de show tendo o blues dos Estados Unidos como uma grande fonte de inspiração.

"A paixão pelo blues... sempre esteve no coração e na alma dos Rolling Stones", disse um comunicado da banda. "Sua abordagem no álbum é que deveria ser algo espontâneo e tocado ao vivo no estúdio, sem complementos".

O disco tem canções de artistas cuja música os Stones interpretavam em seu início, como Howlin' Wolf, Willie Dixon, Jimmy Reed, Eddie Taylor e Little Walter.

Os Stones já incluíram sets de blues em algumas de suas apresentações em estádios, e seu repertório inclui canções como "Little Red Rooster", de Dixon, e "Love in Vain", de Robert Johnson.

O blues norte-americano foi uma grande influência da cena do rock britânico no final dos anos 1960 e início dos 1970, e músicos de bandas como Cream, Led Zeppelin e Fleetwood Mac deram seus primeiros passos nesse gênero.

O último disco de estúdio dos Stones foi "A Bigger Bang", de 2005. Desde então a banda fez turnês em todo o mundo, e realizou um grande show ao ar livre e gratuito em Cuba em março.

O quarteto contou com músicos que os acompanham em turnês há tempos, e o guitarrista e cantor Eric Clapton participou de duas das 12 faixas do álbum.

Segundo o comunicado, as canções do novo disco são "Just Your Fool", "Commit A Crime", "Blue and Lonesome", "All Of Your Love", "I Gotta Go", "Everybody Knows About My Good Thing", "Ride 'Em On Down", "Hate To See You Go", "Hoo Doo Blues", "Little Rain", "Just Like I Treat You" e "I Can't Quit You Baby".

"Blue & Lonesome" será lançado em 2 de dezembro.

(Reportagem adicional de Jeremy Gaunt)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos