Hillary tem vantagem de 5 pontos sobre Trump, mostra pesquisa Reuters/Ipsos

Por Chris Kahn

NOVA YORK (Reuters) - A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, possui uma vantagem de cinco pontos percentuais sobre o rival republicano, Donald Trump, em meio aos prováveis eleitores, aqueles com alta probabilidade de comparecerem à votação, mostrou uma pesquisa de alcance nacional da Reuters/Ipsos divulgada nesta sexta-feira.

Trata-se, aproximadamente, da mesma vantagem que ela manteve ao longo das últimas semanas.

A pesquisa, realizada de 30 de setembro a 6 de outubro, mostrou que 43 por cento dos prováveis eleitores apoiam Hillary, enquanto 38 por cento apoiam Trump. Hillary mostrou vantagem consistente sobre Trump de quatro a seis pontos em todas as pesquisas semanais desde o início de setembro.

Durante esse período, os candidatos se enfrentaram no debate presidencial de maior audiência na história. A maioria dos norte-americanos acredita que Hillary venceu a disputa. O jornal The New York Times também divulgou partes de declarações fiscais de Trump de 1995 mostrando que o candidato, que atua como incorporador de imóveis, apresentou prejuízo grande o suficiente para ter permissão para não pagar impostos pessoais por vários anos. 

Hillary e Trump se encontrarão novamente em seu segundo debate na noite de domingo, que ocorrerá em formato de “town hall” (encontro público), conforme a eleição marcada para 8 de novembro se aproxima.

A pesquisa da Reuters/Ipsos é realizada pela internet em inglês em todos os 50 Estados dos EUA. A pesquisa incluiu 1.695 pessoas consideradas prováveis eleitores devido à situação do seu registro, histórico eleitoral e intenção declarada de votar na eleição. Ele tem um intervalo de credibilidade, uma medida de precisão, de 3 pontos percentuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos