Imagens de satélite mostram atividade em instalação de testes nucleares da Coreia do Norte
-
Airbus Defense & Space and 38 North via Reuters
Imagem de satélite da região em torno de Punggye-ri, na Coreia do Norte
Um aumento na atividade na instalação de testes nucleares da Coreia do Norte pode sinalizar preparativos para um novo teste ou uma coleta de dados do último deles, disse um grupo de monitoramento sediado nos Estados Unidos nesta sexta-feira (7). O argumento se baseia na análise de imagens de satélite.
O grupo 38 North, administrado pela Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins, disse que há atividades em curso em todos os três complexos de túneis da instalação de testes nucleares de Punggye-ri envolvendo um grande veículo e funcionários.
"Uma razão possível para esta atividade é coletar dados do teste de 9 de setembro, embora outros objetivos não possam ser descartados, como a selagem do portal ou outros preparativos relacionados a um novo teste", afirmou o grupo, referindo-se ao teste mais recente.
Acredita-se que a Coreia do Norte está pronta para realizar outro teste nuclear a qualquer momento, e se especula que o país poderia marcar o aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores no dia 10 de outubro com outra detonação subterrânea.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Análise: Coreia do Norte não está louca; ela está sendo racional demais
- Como são os bastidores para se confirmar uma notícia da Coreia do Norte
-
- A Coreia do Norte planeja mesmo chegar à Lua ou foguete é parte de um projeto bélico?
- Coreia do Norte faz teste nuclear: o país é capaz de promover um ataque?
- Coreia do Norte acusa EUA de estar incitando uma guerra atômica