Imagens de satélite mostram atividade em instalação de testes nucleares da Coreia do Norte

Em Seul

  • Airbus Defense & Space and 38 North via Reuters

    Imagem de satélite da região em torno de Punggye-ri, na Coreia do Norte

    Imagem de satélite da região em torno de Punggye-ri, na Coreia do Norte

Um aumento na atividade na instalação de testes nucleares da Coreia do Norte pode sinalizar preparativos para um novo teste ou uma coleta de dados do último deles, disse um grupo de monitoramento sediado nos Estados Unidos nesta sexta-feira (7). O argumento se baseia na análise de imagens de satélite.

O grupo 38 North, administrado pela Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins, disse que há atividades em curso em todos os três complexos de túneis da instalação de testes nucleares de Punggye-ri envolvendo um grande veículo e funcionários.

"Uma razão possível para esta atividade é coletar dados do teste de 9 de setembro, embora outros objetivos não possam ser descartados, como a selagem do portal ou outros preparativos relacionados a um novo teste", afirmou o grupo, referindo-se ao teste mais recente.

Acredita-se que a Coreia do Norte está pronta para realizar outro teste nuclear a qualquer momento, e se especula que o país poderia marcar o aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores no dia 10 de outubro com outra detonação subterrânea.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos