Produção industrial alemã sobe mais que esperado em agosto

BERLIM (Reuters) - A produção industrial alemã subiu mais que o esperado em agosto, registrando seu maior aumento desde janeiro e sinalizando que o setor vai contribuir para o crescimento no terceiro trimestre.

A produção industrial cresceu 2,5 por cento no mês, mostraram dados do Ministério da Economia nesta sexta-feira, mais do que o consenso de previsão de uma pesquisa da Reuters para um aumento de 0,8 por cento.

Foi o maior aumento mensal desde janeiro, quando a produção cresceu 2,8 por cento. Ela deve acalmar mais as preocupações de crescimento após dados fracos em julho, quando a produção industrial caiu 1,5 por cento.

A construção foi o único setor a apresentar queda, de 1,2 por cento. Mas a alta de 3,3 por cento na produção industrial mais do que compensou a queda na construção, mostraram os dados.

A economista-chefe do ING Bank, Carsten Brzeski, disse que a forte recuperação indica que o choque inicial causado pela decisão britânica de deixar a União Europeia foi digerida, acrescentando que nos próximos meses a produção se manterá estável.

Preocupações com uma desaceleração foram aliviadas na quinta-feira depois que o Ministério da Economia relatou um aumento maior que o esperado nas encomendas industriais, sugerindo que as fábricas vão fornecer impulso econômico.

(Por Caroline Copley)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos