Pressão sobre Trump deve ser intensa no segundo debate com Clinton

Por Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) - O candidato presidencial republicano Donald Trump, que está vendo o apoio de seu partido minado após comentários lascivos sobre as mulheres, vai para um segundo debate com o democrata Hillary Clinton neste domingo com a necessidade de demonstrar que ele continua a ser um candidato digno de confiança.

A pressão sobre Trump no debate será intensa. Ele não deve apenas desviar ataques de Clinton e explicar por que é uma alternativa melhor, mas também deve mostrar um lado arrependido para evitar que mais adeptos republicanos desistam dele.

Trump já tinha uma difícil batalha para ganhar a Casa Branca na eleição de 8 de novembro antes da divulgação de um vídeo de 2005 no qual ele podia ser ouvido falando grosseiramente sobre as mulheres.

Uma pesquisa da Reuters-Ipsos mostrou Clinton liderando em cinco pontos na sexta-feira, antes do vídeo vir à tona. Agora, a questão é se a disputa de Trump para a Presidência dos Estados Unidos acabou.

A controvérsia nova dá um ar de imprevisibilidade para o debate debate na Universidade de Washington, em St. Louis, prevista para as 21h (EDT), no segundo dos três debates presidenciais marcados conforme a longa corrida eleitoral nos EUA entra suas semanas finais.

Clinton tem se entregado por dias na preparação para o que pode ser, para ela, um golpe de nocaute contra a Trump.

Antes de o vídeo vir à tona, representantes da campanha de Clinton disseram que eles estavam esperando o candidato republicano vir para o debate com uma atitude mais moderada do que na primeira rodada.

Mas eles também estavam preparados caso Trump seguisse com a ameaça de se concentrar no casamento, por vezes perturbado, de Clinton com o ex-presidente Bill Clinton.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos