IBM, Google e outras revelarão nova interface aberta para enfrentar Intel

(Reuters) - Gigantes de tecnologia como IBM, Google e várias outras se uniram para lançar uma especificação aberta que pode impulsionar a performance de centros de dados em até 10 vezes, para enfrentar a Intel.

O novo padrão, chamado Open Coherent Accelerator Processor Interface (OpenCAPI) é um fórum aberto para fornecer um design de especificação de interface aberta de maior largura de banda e latência menor.

A interface aberta ajudará centros de dados empresariais e de nuvem a acelerar big data, aprendizado de máquinas, análises e outras cargas de trabalho emergentes.

O consórcio planeja tornar a especificação OpenCAPI disponível para o público antes do fim do ano e espera servidores e produtos relacionados baseados no novo padrão na segunda metade de 2017, disse em comunicado.

A Intel, maior fabricante de chips do mundo, é conhecida por proteger suas tecnologias de servidores e preferiu ficar de fora do novo consórcio. No passado, ela também ficou de fora de proeminentes grupos de tecnologias de padrões abertos, como CCIX e Gen-Z.

As companhias Advanced Micro Devices, Mellanox Technologies, Dell, Hewlett Packard Enterprise, Micron Technology, NVIDIA e Xilinx também são membros do consórcio OpenCAPI.

(Por Subrat Patnaik e Vishaka George)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos